A arte Mercurial da comunicação
A arte Mercurial da comunicação
Além de ser o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio é o que se move mais rápido.
Mercúrio para os Romanos, Hermes para os Gregos, Toth para os egípcios, temos então um mesmo princípio arquetípico, uma mesma potência energética. Deuses da escrita e da magia.
Do ponto de vista psíquico, Mercúrio representa os pensamentos, o lado racional, as ideias, a comunicação, a fala, a nossa capacidade para negociar, analisar, compreender e aprender algo.
Os processos cognitivos e o fluxo dos pensamentos certamente são regidos por Mercúrio.
Ele é o mensageiro do zodíaco, aquele que representa a linguagem da primeira infância, assim como as brincadeiras, as travessuras, que possibilita nosso contato com o mundo físico nos primeiros anos de vida.
As primeiras palavras pronunciadas pelo bebê “papa”, “mama”, até a adição de novas palavras em seu vocabulário ao longo da vida, certamente são representações desse princípio.
Mercúrio é aquele que estimula o conhecimento. Pode ser conhecer algo intelectualmente novo, fazer uma nova viagem ou conhecer pessoas novas.
Mercúrio é o planeta das negociações, trocas, compras, venda de mercadorias e das novidades. Além disso, é o intérprete, aquele que traduz o que está na mente e no coração humano. Os diferentes idiomas e dialetos existentes no mundo são representações desse princípio.
Regente do signo de Gêmeos e Virgem.
Um planeta que se movimenta tão rápido que fica retrógrado três vezes durante o ano. Por isso é reconhecido por ser dinâmico, inquieto, flexível, mutável.
Consegue imaginar como é o movimento de um Deus que tem asas nos pés?
Uma metáfora que representa muito bem Hermes ou Mercúrio é “dar asas à imaginação”, que significa deixar a imaginação voar assim como desenvolver a criatividade.
Quando se movimenta para a frente, Mercúrio traz novidades para as áreas da sua regência. Dissolve os estados fixos da matéria.
Quando fica retrógrado (“andando para trás”), nos faz rever contratos, revisitar assuntos, reformular questões, pois Mercúrio nos faz refletir e analisar sobre a qualidade das coisas.
Com Mercúrio retrógrado separa-se o joio do trigo. Podem ocorrer falhas na comunicação, interferências nos aparelhos eletrônicos, exageros, mentiras, enganos, aquilo que você diz nem sempre é aquilo que os outros entendem.
Em seguida, volta ao seu movimento natural e o ciclo começa de novo.
Seja como for, com Mercúrio aprendemos que sempre há um jeito novo de lidar com as questões, uma maneira diferente de pensar ou comunicar algo, aprendemos sobre a complexa arte da comunicação.
Toda comunicação é dual. Pode ser doce ou cruel. Sempre ampla de significados.
Em última análise, Mercúrio é um grande professor e ao mesmo tempo um mestre da comunicação.
A posição de Mercúrio no Mapa Astral indicará sobre a sua forma particular de comunicar, se expressar criativamente e assimilar as informações no mundo.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Marte: a luta por autonomia e o processo de individuação
- Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico
- Urano e as múltiplas formas de ser diferente.
- Plutão astrológico: seus mistérios e riquezas
- Urano em Touro: padrões de consumo e o crescimento insustentável
- Plutão retrógrado em Capricórnio: desacelerar para aprofundar