A Lua e o signo de Câncer na astrologia
A Lua e o signo de Câncer na astrologia
A Lua é um dos astros mais estudados da astrologia e o mais misterioso deles.
A Lua representa o elemento Água, regente do signo de Câncer.
A Lua rege tanto as emoções quanto a intuição, a profundidade afetiva, a conexão com a alma e os segredos ancestrais mais antigos da humanidade.
Não é à toa que pessoas com predomínio desse elemento na Carta Natal tendem a decerto serem mais introspectivas.
Além disso, mais profundas, assim como emotivas, misteriosas, conectadas com os assuntos mais secretos e ocultos da vida.
Na astrologia a Lua é a matriz psíquica, as memórias emocionais inconscientes.
É portanto, a representação do primeiro amor. Aquele que nos nutre e alimenta física, emocional e espiritualmente.
Além domais, representa os princípios arquetípicos da fase oral: amor, nutrição e sobrevivência.
É o símbolo arquetípico do registro inconsciente das primeiras experiências vividas pela criança, especialmente com à figura materna.
Por exemplo: é a capacidade humana para criar vínculos significativos e satisfatórios, de comunicar as próprias necessidades.
A lua mitológica é a Grande Mãe, as deusas lunares (Ártemis, Ísis, Nut). Decerto, todas as figuras femininas que evocam o princípio materno e feminino.
Coletivamente, estamos trabalhando esses princípios lunares, em oposição aos princípios de Saturno: deus do tempo, regente de Capricórnio.
Câncer e Capricórnio formam juntos um dos seis principais eixos astrológicos.
O primeiro eclipse desse ano, ocorreu em 05 de janeiro de 2019, exatamente nesse eixo Câncer/Capricórnio e a partir de julho/2019 até meados de 2020, todos os eclipses serão em um destes dois signos.
Isso significa que temos um grande período para nos conscientizarmos sobre as novas decisões de qual caminho seguir (Capricórnio). Não é um caminho qualquer, mas certamente um caminho estruturado, com propósito, pautado no tempo e na maturidade.
Muitas pessoas estão fazendo mudanças significativas, curando-se emocionalmente e iniciando coisas novas nos assuntos do lar, da família, na vida íntima e dos temas cancerianos.
O próximo eclipse lunar da terça-feira, dia 16 de julho, será uma Lua Cheia em Capricórnio com o Sol em Câncer. Momento que a Lua Cheia atinge seu clímax energético da lunação canceriana.
“É a Lua em seu poder máximo, o ápice do ciclo lunar, associada à deusa da fertilidade Demeter, a mãe de todos os Seres vivos.” – Liz Greene
A cada 6 meses sentimos os resultados da sintonia que tivemos nos eclipses que aconteceram 6 meses antes. Portanto, o que você pediu em Janeiro, tende a acontecer agora, a partir do próximo eclipse.
Quando a lua é eclipsada tende a trazer coisas novas e sentimentos novos, pois a Terra estará posicionada entre o Sol (consciência) e a Lua (as emoções).
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- O Inverno sob a luz da astrologia
- Efeitos dos eclipses, ciclos de vida e transformação
- Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico
- Principais eventos astrológicos 2020: o ano solar e a nova década.
- Lunação de Aquário: momento de construção do novo
- Os Nodos mudam de eixo: Gêmeos-Sagitário em 2020/2021