Lenda da Fruta

Lenda da Fruta

I – No início do mundo:

No começo do mundo, todos os homens comiam as mesmas coisas que os animais. Capim, grama, e todas as folhinhas verdes. Ninguém conhecia fruta. Mas, certas vezes, um cheiro maravilhoso de fruta docinha se espalhava pelo ar. E os homens ficavam procurando de onde via, sem encontrar.

Um índio de uma aldeia tinha uma roça novinha, que tratava com muito cuidado. Mas ela vinha sendo devastada pelos animais da floresta.

Certo dia, esse índio encontrou um coelho em sua roça. Correu atrás dele e, logo que agarrou, aquele cheiro maravilhoso chegou a seu nariz.

Então, o índio disse:

– Mostre-me onde você encontrou esse alimento tão cheiroso que eu não te mato.

Assim, o coelho levou o índio até um grande árvore na beira do rio. Ao ver aquela árvore cheia de frutos magníficos, o índio correu para chamar todos os seus amigos. O coelho contou que aqueles frutos só eram aproveitados pelo macaco. Então, os índios decidiram derrubar a árvore pra que o macaco não comessem todos as frutas sozinho.

II – O espírito dono da árvore:

O barulho dos machados na árvore despertou Uansquém, o espírito dono da árvore. Ele ficou enfurecido com o que viu e disse:

– Seus tolos! A árvore ainda não está pronta! Quem ousou me desrespeitar e comer as frutas antes do tempo?

Abaixando-se, viu as marcas dos dentes do macaco numa fruta. Descobrindo quem tinha revelado aos homens o segredo da árvore, pegou sua flecha e matou o macaco.

III – O segredo de aguardar o tempo certo:

Mas a árvore já tinha caído e todos os homens e animais estavam comendo seus deliciosos frutos. Porém, a árvore realmente não estava pronta. Seus frutos ainda estavam verdes. Mas por causa do macaco, que não esperou e comeu as frutas, o segredo da árvore foi revelado antes do tempo.

Se todos tivessem esperado, Uansquém, que era bom e puro, faria aparecer frutas para todos.

Mas como ele foi desrespeitado, os homens tiveram que trabalhar e plantar para conseguir as deliciosas frutas.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *